domingo, 25 de abril de 2010

Cupuaçu é uma delíciaaaaaaaaaaa

O nosso delicioso objeto de discussão de hoje é o CUPUAÇU, fruta exótica e fonte de exploração comercial no Brasil e em países europeus. Nesse caso, sua maior utilização (da polpa e a semente) é para desenvolver produtos cosméticos. Mas a polpa é usada na culinária para fazer sorvetes, geléias, purês, polpa enlatada, pudim, tortas, sucos e sorvetes licores, balas e bombons e se duvidar em diversas possibilidades gastronômicas, essa utilização, em minha opinião, é a mais deliciosa de todas. Um perfume ou um creme hidratante de cupuaçu pode ser maravilhoso, mas nada se compara ao seu sabor em uma boa receita.
Quer mais algumas características desse fruto?  Posso também informar que o cupuaçu tem um sabor ácido agradabilíssimo, seu aroma é inconfundível e a árvore alcança em média de 10 a 15 m de altura. Suas folhas são longas, chegando a medir até 60 cm de comprimento. As flores são grandes, de cor vermelho-escura e crescem grudadas nos galhos. Os frutos podem chegar a medir 25 cm de comprimento, tendo casca dura, lisa e com uma leve porosidade, de coloração castanho-escura à qual, é necessária força e a ajuda de algum material consistente para conseguir quebra - lá. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática sua despolpação, na maioria dos casos, é feita com o auxilio de facas, colheres ou tesouras de uso doméstico, devido à sua polpa ser bem gruda ao caroço.   Essa delicia característica da região Norte e surge de janeiro a maio.
Aqui no Pará uma forma de tomar o cupuaçu é fazer um bom "vinho" que consiste em água, os caroços do fruto (com pouca polpa) e um pouco de açúcar  a quem goste um a tradicional farinha d’água.  
Eu descobri também que:  “Dele, praticamente, aproveita-se tudo pois, inclusive a casca, em muitos lugares, é utilizada como adubo orgânico e as sementes, depois de secas, são excelente matéria-prima no preparo de chocolate branco, de especial qualidade, constituindo-se um alimento substancial, pelos teores em amido, proteína e, aproximadamente, 48% de uma substância gordurosa comestível, muito semelhante à manteiga de cacau.”
Também fiquei sabendo que há três variedades do fruto:
“Cupuaçu redondo: cujas extremidades são arredondadas, sendo o mais comum;
Cupuaçu mamorana: apresenta extremidades compridas, à maneira de bico ou ponta e essa denominação vem-lhe da parecença com o fruto da mamorana, vegetal que medra, espontâneo, ao longo dos rios da Amazônia;
e Cupuaçu mamau: a característica principal dessa variedade é a de não possuir sementes, pontificando, em maior escala, em Pacajás, no município de Cametá, no rio Tocantins, no Pará.”
Cupuaçu é uma delicia e aqui vão algumas receitas e alguns vídeos de como esse fruto é tudo de bom.

DOCE DE CUPUAÇU
A feitura do doce de cupuaçu é simples. Uma pesada de polpa exige o dobro de açúcar. É bom retirar-se o excesso de acidez escaldando-se bem a polpa e deixando-a escorrer, depois, em uma peneira. Em seguida, ela vai ao fogo, junto com o açúcar, numa panela, mexendo-se sempre até dourar. Gostando-se, pode o doce ser mais perfumado com alguns cravos-da-índia.

BISCOITO DE CUPUAÇU
O biscoito de cupuaçu é uma delícia. Para fazê-los reúna os seguintes ingredientes: um cupuaçu médio (aproximadamente 800 g); 1.300 g de açúcar; 50 g de manteiga; 2 ovos; ½ lata de leite condensado; 250 g de farinha de trigo com fermento e 1 colher (de café) de essência de baunilha. Bata a manteiga e os ovos, um a um, alternando com o leite e a baunilha, sem parar de bater. A seguir, adicione a farinha de trigo, incorpore-a bem e, depois, abra a massa numa espessura de 0,5 cm. Utilize moldes de diversos formatos para cortar a massa e enfeite os biscoitos com o doce de cupuaçu, previamente preparado. Asse-os em forno brando por, aproximadamente, 20 minutos.

BOLO DE CUPUAÇU
Para o bolo de cupuaçu use os seguintes ingredientes: 4 xícaras (de chá) de açúcar; 4 xícaras (de chá) bem cheias de farinha de trigo com fermento; l xícara (de chá) de manteiga; l xícara (de chá) de leite de vaca; 4 ovos; l lata de compota da fruta (ou faça-a você mesmo de acordo com a receita que se encontra adiante) e l xícara de chá da calda da compota. Bata o açúcar com a manteiga, acrescente as gemas uma a uma e depois, adicione o trigo, o leite, a calda e os pedaços de cupuaçu batendo sempre. Por último, junte, delicadamente, as claras em neve e asse o bolo em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Depois de assado, desenforme-o e umedeça-o com o restante da calda, enfeitando-o com pedaços da compota ou como preferir.
CREME DE CUPUAÇU
Para o creme de cupuaçu, sobremesa deliciosa e sempre muito solicitada, você utilizará a polpa de duas frutas, 2 latas de creme de leite (gelado e sem o soro) e 2 ou mais latas de leite condensado. Bata todos os ingredientes no liqüidificador e coloque o creme na geladeira, servindo-o bem gelado. Caso queira retirar o excesso de acidez da polpa, escalde-a, deixando-a escorrer bem, antes de utilizá-la.

PUDIM DE CUPUAÇU
O pudim de cupuaçu você prepara com 1 lata de leite condensado, 2 vezes a mesma medida de leite de vaca, 3 colheres (de sopa) bem cheias de polpa de cupu (escaldada), 6 ovos e uma pitada de vanelina. Liquidifique, malmente, todos os ingredientes e cozinhe e/ou asse o pudim em forma caramelizada, em banho-maria.

SALAME DE CUPUAÇU
Para o salame de cupuaçu você utilizará um cupu grande. O açúcar é igual ao peso da polpa; 300 g de castanha-do-pará torrada às rodelas e uma folha de papel celofane. Corte a polpa aos pedaços e escalde-a. Pese-a utilizando a mesma medida de açúcar. (2) Faça o doce bem duro. Quando pronto, deixe-o esfriar, acrescente as castanhas e enrole-o, dando-lhe o formato de um salame, com a ajuda do papel. Depois, enrole e/ou dobre as extremidades do papel, muito bem, prendendo-as com fita gomada ou amarrando-as com fita acetinada ou como preferir.

BOMBOM DE CUPUAÇU
O bombom de cupu é muito simples de fazer: envolva bolotas de doce de cupu em massa usada para a feitura de "brigadeiros". Deixe descansar. Desmanche o chocolate para cobertura e banhe os bombons que podem ser em formato de bolas ou compridos, como croquetes. Ponha-os para endurecer na geladeira, embrulhando-os, em seguida, primeiramente em papel laminado, depois em celofane na cor que preferir.

SORVETE DE CUPUAÇU
O sorvete especial de cupu é uma delícia. Os ingredientes são os seguintes: 150 g de polpa de cupuaçu (escaldada); 1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite de vaca; 1 lata de creme de leite (gelado e sem o soro); 2 ovos e 6 colheres (de sopa) bem cheias de açúcar. Inicialmente, prepare a polpa levando-a ao fogo com 4 colheres de açúcar até que a calda engrosse um pouco, e a polpa cozinhe não muito. Reserve. Faça o creme com o leite condensado, o leite de vaca e as gemas (livres das películas). Estando pronto, coloque-o num prato refratário do tipo pirex. Sobre o creme, coloque o cupuaçu. Bata, então, as claras em neve, adicione as duas colheres de açúcar restantes e o creme de leite. Bata tudo muito bem, coloque essa mistura sobre o cupuaçu e leve o prato ao congelador.

DOCA DE CUPUAÇU PARA RECHEIO
O doce de cupuaçu para recheio faz-se, normalmente, como já descrito, tendo apenas o cuidado de não deixá-lo endurecer muito. Ele deve ficar pastoso e, portanto, fácil de ser espalhado utilizando-se uma faca ou uma espátula apropriada. Use esse doce para rechear bolos, rocamboles, tortas geladas, etc. O doce duro é excelente para rechear pastéis fritos, ou de forno, sejam de massa podre (3) ou de massa folhada; empadinhas, barquetes, pãezinhos, etc.


Fonte: http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=12030
http://www.tvliberal.com.br/revistas/npara/edicao8/cupu.htm








8 comentários:

  1. porque vocês não compartilham esta pagina no facebook?
    deveriam...
    Rachel..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada e desculpa a demora em responder mas eu estava muito focada e outros assuntos. mas eu vou voltar a escrever e vou colocar no FB tambem.

      Excluir
  2. esta fruta maravilhosa, nos deixa orgulhosos,pois seus doces,sucos bolos dentre outros são maravilhosos,não se explica tal sabor.........

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde!
    Qual a melhor maneira de tirar a polpa da semente?
    Grata,
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu só conheço um jeito, as mãos super bem lavadas e tesoura .... e lembrar da época da pré-escola e ir cortando, e dos caroços você pode colocar em uma jarra de agua e amassar o máximo possivel q vc terá um suco.

      Excluir
    2. Olá!
      Usei a técnica da tesoura.
      Funcionou certinho!
      Grata!

      Excluir
    3. Como faz um doce de cupuaçu mas consistente???

      Excluir
  4. Como faz um biscoito de cupuaçu mais consistente???

    ResponderExcluir